ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

Realização

Grupo de pesquisa EDUMÍDIA – Educação,Comunicação e Mídia (CNPq)

Departamento de Metodologia de Ensino

Programa de Pós-Graduação em Educação

Centro de Ciências da Educação

Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC

Financiamento

CNPQ ( PIBIC – EM; PIBIC;Edital Universal; Edital Ciências Humanas)

UFSC (Probolsa)

 

Equipe

Coordenação Geral

Dulce Márcia Cruz

Equipe Pedagógica

Ana Cristina Nunes Gomes Müller

Betina Pires da Rosa

Indaia Maria da Silva de Lima

Geovanna dos Passos Gaviólli

Jéssica Kint

Juliana Hochsprung

Juline Maria Fonseca Pereira dos Santos

Marina Lemos Carcereri Mano

Sandra da Luz

Arte

Isadora Trevisan Locatelli

João Guilherme Eicke

João Victor Queiroz Garcia

Game Design

Fabio Medeiros

Fernando Merízio

Igor Ribeiro Barreto da Silva

João Guilherme Eicke

Programação

Carlos Marciano Nascimento

Diego Schmaedech Martins

Matheus Picolli Ishibashi

Renan Pinho Assi

Redes Sociais

Facebook: @gamecomenius

Blog: gamecomenius.com

 

Sumário

 

Introdução

 

                 Este caderno pedagógico propõe, especialmente, orientar o seu uso em contextos educacionais. Pode ser uma importante ferramenta de apoio para utilizar o Game Comenius. Ele traz um apanhado geral do jogo, entre eles: sua trajetória de construção, o enredo, personagens e  sua proposta, além de orientações e direcionamentos de uso nesses cenários voltados à educação, sala de aula, etc. Todas essas informações são passadas de uma forma sucinta para que você consiga manusear o jogo facilmente. Aqui irá encontrar:

  • O enredo – irá abordar as sequências de acontecimentos da narrativa do jogo.
  • Game Comenius módulo 1, customizável e tabuleiro – iremos apresentá-los e contar um pouco da construção desses três formatos do game.
  • Tutoriais dos jogos –  passo a passo de como jogar o comenius módulo 1, o comenius customizável e o comenius de tabuleiro.
  • Apresentação dos personagens – Breve apresentação dos personagens e seus papéis na narrativa.
  • Orientações pedagógicas quanto ao uso do jogo – Este tópico traz algumas ideias de como utilizar o jogo na sua aula.

                 A cultura digital, presente em nossa sociedade, tem como característica a oferta de uma grande quantidade de mídias ao nosso alcance, como ferramentas digitais mediadoras dos mais diversos aspectos da vida. Esses aparatos tecnológicos presentes entre nós e as outras pessoas ou objetos, servem como canal de acesso, comunicação e informação para os mais variados fins, requerendo de seus usuários os letramentos necessários para o seu manuseio. Dentro da cultura digital, os videogames e os seus jogos ocupam uma posição privilegiada, numa espiral crescente de representação que os aponta como elementos que se configuram para além do entretenimento. Contudo, para ler os jogos digitais e seus processos de desenvolvimento por meio do design de jogos, faz-se necessário letramentos que permitam compreender sua forma específica de linguagem.

               Desde 2008 o grupo de pesquisa Edumídia vem realizando diversas pesquisas e ações de formação para as mídias. Uma percepção geral dessas atividades é a de que tanto professores como estudantes estão cada vez mais letrados digitalmente, utilizando uma crescente quantidade de mídias em seu dia a dia, resultando numa cultura digital que se reflete no seu modo de aprender, comunicar-se, relacionar-se e agir no mundo. Uma das frentes de pesquisa do grupo tem sido a de investigar os letramentos para jogos digitais tanto com estudantes da educação básica como com professores e licenciandos na UFSC em eventos de letramento criados para análise e discussão das suas linguagens e potencialidades pedagógicas. Assim, em 2013 decidimos que estava na hora de tentar criar um jogo digital original que pudesse ele mesmo ser ao mesmo tempo objeto e conteúdo de ampliação do letramento midiático dos docentes em exercício, mas também de formação inicial.

             O game Comenius é um serious game, online e gratuito voltado para professores e estudantes de licenciatura, com intuito de promover a diversificação de recursos e práticas didáticas ao aproximá-los do uso de diferentes mídias e integrá-las ao planejamento de aula, isto é, tem como temática  a inclusão das mídias nas práticas pedagógicas. No jogo, há três locais onde a aventura acontece: o quarto da professora Lurdinha, a protagonista, onde ela planeja suas aulas e aprende sobre mídias e práticas pedagógicas; a Escola, onde as situações de aprendizagem se concretizam; e a Praça da Cidade, onde a Lurdinha aprende um pouco mais sobre mídias e conhecimentos gerais.

              O jogo Comenius tem três versões até agora, 2018, o módulo 1, sua versão tabuleiro e a versão customizável online e o seu formato tabuleiro. O módulo 1 é um jogo digital e se trata da sua primeira geração das mídias. Ao todo são quatro gerações, porém percebemos que seria uma boa estratégia fazermos uma geração por vez. O game em formato tabuleiro pode ser jogado offline em grupos ou equipes, traz algumas possibilidades que não estão presentes no jogo online. O Game Comenius módulo customizável você monta o jogo com as informações da sua aula, ou seja, em vez de você jogar com as missões e os objetivos já prontos, que já estão armazenados no game, você irá alimentar o game com as suas informações de uma forma  personalizada.

Enredo

 

             A recém formada professora Lurdinha está em seu quarto preparando a primeira aula do ano. Ela vive em 1964 e está bastante empolgada para iniciar sua promissora carreira, quando surge, numa nuvem de fumaça, uma figura com roupas antigas segurando uma pena brilhante e a convida para ajudar a salvar o futuro da educação. Hesitante, a Prof. Lurdinha aceita a tarefa e segura a pena mágica que a leva através de uma viagem no tempo para 52 anos no futuro, o ano é 2016, onde ela terá que aprender sobre os usos das diferentes mídias, rever suas práticas didáticas e reimaginar os espaços de aprendizagens.

             A jornada da Professora Lurdinha se dará durante um ano letivo, a proposta inicial é que ele seria dividido em quatro bimestres, planejando e executando suas aulas para alunos do ensino regular. Em cada um desses bimestres a Professora Lurdinha teria a oportunidade de vivenciar as mídias organizadas em ordem cronológica, de acordo com as gerações em que essas mídias tornaram-se uso comum: no primeiro as mídias impressas, como livros, jornais e revistas, no segundo as mídias de massa, como cinema, rádio e televisão, no terceiro bimestre as mídias 2.0, como a internet e datashow, e no quarto as  mídias virtuais, relacionadas a redes sociais digitais, internet das coisas e ambientes virtuais de aprendizagem.

             Lurdinha irá encontrar alunos com diversas expectativas, interesses e potencialidades, e estará sempre buscando atender as múltiplas demandas deles enquanto aprende sobre o uso das mídias num ambiente de aprendizagem. Para realizar esta tarefa, a professora contará com o auxílio do Comenius, que procurará explicitar os desafios e auxiliar com dicas relacionadas ao uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem e suas relações com a estratégia de ensino, ambiente físico e interações dos envolvidos.

 

Módulo 1

 

             No game, como exposto anteriormente, a jornada da professora Lurdinha no ano letivo é dividida em quatro bimestres, numa analogia ao agrupamento das gerações das mídias: impressa, de massa, Web 2.0 e mídias virtuais e ao seu potencial para uso didático. Cada bimestre é composto por oito missões, as quais foram estruturadas a partir da abordagem da mídia-educação, partindo de uma apropriação crítica e criativa das mídias pelos cidadãos. A ideia inicial era finalizar o jogo todo e trabalhar com ele para basear uma formação para as mídias, mas o processo de produção se apresentou muito mais complexo e demorado. Por essa razão, ao invés de esperar chegar a um jogo pronto com as quatro gerações e 32 missões, começamos a trabalhar com os protótipos para  melhoria do gameplay. Construímos um jogo de tabuleiro de papel e passamos a testar o protótipo analógico de forma coletiva, mas também em uma série de encontros com jogadores individuais convidados para isso. Com os insights, críticas e sugestões levantados nessas ações de formação chegamos à versão digital a que intitulamos de Módulo 1. A grande contribuição dos testes, especialmente a versão de tabuleiro, foi perceber que seria uma melhor estratégia transformar as quatro gerações do jogo em fases ou módulos fechados e não trabalhar para terminar tudo como era nosso objetivo inicial.

             O Game Comenius Módulo 1 é, então, uma fase completa de oito missões da geração impressa. Cada uma das missões do jogo está vinculada a três objetivos correspondentes aos momentos básicos de uma sequência didática (apresentação, desenvolvimento e conclusão), apresentando desafios relacionados ao uso das mídias em aula. Além disso, as missões simulam a conjunção dos dois principais momentos do professor em sua prática profissional. O primeiro é o planejamento de aula, envolvendo todas as decisões relevantes que precisam ser tomadas antes da aula propriamente dita. O segundo momento é o da gestão de aula, o contato com os alunos no ambiente de aprendizagem, lidando com a intenção de aprendizagem e as reações dos alunos. À medida que as missões são completadas, as interações promovidas entre professor e alunos aumentam em desafio e complexidade. No início de cada módulo, o foco será na interação do professor com os alunos, na sua exposição de conteúdos, enquanto nas missões seguintes as interações promovidas entre os próprios alunos e alunos com professor vão ganhando destaque.

             Esse módulo, assim como os demais que virão, visa a aprendizagem das mídias na educação. O Game Comenius pretende ajudar você a utilizar as mídias na sala de aula. Ele pode ser utilizado tanto para formação inicial de graduandos de Pedagogia e todas as Licenciaturas, quanto pode ser pensado para a formação continuada de professores de qualquer segmento (superior, médio ou fundamental) da educação.

 Tutorial módulo 1

O tutorial completo está disponível aqui. (linkar com  http://gamecomenius.com/tutorial/)

 

Versão Tabuleiro

 

             Ainda durante o ano de 2017, desenvolvemos uma versão analógica do Game Comenius (um protótipo em forma de gameboard ou tabuleiro) que foi a base de testes do gameplay do Módulo 1. O tabuleiro foi jogado com turmas de jogadores nas disciplinas e nos eventos, mas também por indivíduos integrantes do público-alvo que foram convidados para testar e dar feedbacks para melhoria do jogo. Além da função de prototipagem, o tabuleiro se mostrou uma opção de jogabilidade do Game Comenius aderente e adequado para a mídia-educação por permitir ampliar os letramentos e trazer a reflexão sobre as mídias na educação, especialmente quando jogado em grupo. Por essa razão, o tabuleiro do Game Comenius se constituiu numa ferramenta de testes e em um produto diferenciado que pode ter funções que ampliam o escopo original do projeto do jogo digital.

 Tutorial

O tutorial completo está disponível aqui. (linkar com http://gamecomenius.com/game-comenius-jogo-de-tabuleiro/)

 

O jogador

 

             Você irá controlar as decisões da Lurdinha durante todo o jogo, buscando promover o aprendizado dela nas novas mídias, e consequentemente aprendendo junto. Há uma preocupação no game em destacar as escolhas de jogo como ajudas, auxílios para que a Professora Lurdinha aprenda sobre as mídias, diferenciando do aprendizado do próprio jogador. Este distanciamento busca criar uma empatia com a personagem, mas ao mesmo tempo evitando que as identidades de jogador e personagem se misturem. As práticas pedagógicas e escolhas de cada professor são muito singulares e, desta forma, destacamos que as escolhas tomadas, e a definição sobre quais são mais adequadas, estão relacionadas a realidade da Lurdinha, ao que ela sabe no momento, e não ao que você traz de conhecimento.

Os personagens

 

             O Game Comenius conta com três categorias de personagens, cada uma com seu papel bem definido em jogo.

Professora Lurdinha

É a  protagonista , que recebe a missão de salvar o futuro da educação ao aprender sobre as mídias na educação.

Comenius

É o mentor, figura histórica que representa o sábio no jogo, aquele que pode auxiliar a protagonista a encontrar o seu caminho.

Os alunos

São os coadjuvantes na jornada de Lurdinha, mas também são o foco principal dela, sua principal motivação.

 

Game Comenius módulo customizável

 

             O jogo completo começou a ser pensado de outra forma, mais ampliada, quando recebemos uma carta convite para participar do projeto REMAR – Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede, da UFSCar, em outubro de 2017. O objetivo deste projeto foi criar uma versão customizável do “Game Comenius: o jogo da didática” que possibilitasse o planejamento de aulas com recursos estabelecidos: procedimentos, espaços de aprendizagem, agrupamentos e mídias. O game poderá ser utilizado para pelo menos três objetivos: ferramenta lúdica de apoio para confecção de aulas; prova lúdica a ser jogada e avaliada pelo professor; atividade lúdica para diferentes conteúdos e objetivos didáticos. Você poderá criar, compartilhar as próprias aulas e também avaliar os planejamentos dos outros professores e estudantes na plataforma REMAR.

             A proposta do jogo é permitir que os jogadores pensem sobre o planejamento de suas aulas (com base nas definições de Procedimentos, Agrupamentos, Espaços, Mídias), desenvolvam a estrutura e compartilhem seus projetos a fim de aperfeiçoar sua didática com os resultados obtidos. Em cada fase, você poderá criar sua própria missão (aula), de acordo com a sua área de conhecimento,  ou, caso prefira, poderá utilizar uma missão já armazenada no banco de dados. Ou seja, você irá atuar como game designer, utilizando todos os recursos disponíveis da biblioteca do Game Comenius (sua narrativa, estética, mecânica e tecnologia) que estarão ocultos e intuitivos, mas permitirão a programação de missões específicas. Assim, você vai definir os conteúdos, objetivos de ensino e de aprendizagem mais os feedbacks que explicarão para os alunos o porquê das opções e suas pontuações. Depois, ainda poderá compartilhar o jogo com seus alunos para que joguem a sua versão do Game Comenius customizada e vejam os resultados diretamente no site. Para facilitar a compreensão, é possível jogar a customização do Módulo 1 na plataforma Remar http://gamecomenius.remar-beta.rnp.br/login

              Você pode também jogar a versão offline do Game Comenius customizável. O jogo de tabuleiro customizável está disponível no site do game comenius. Ele tem, praticamente, os mesmos elementos que o jogo em formato digital. No entanto, enquanto nesse formato o jogador faz suas escolhas no jogo sem necessidade de justificá-las, no formato tabuleiro essa justificativa é obrigatória. Isto é, a pessoa que jogar o game customizado por você terá que justificar suas escolhas feitas durante o jogo, sendo esse o grande diferencial do formato tabuleiro.

 

A proposta pedagógica do Comenius

 

O propósito do Game Comenius módulo 1, é, inicialmente, que o professor ou estudante de licenciatura se familiarize com diferentes mídias, se aproxime das suas mais variadas formas de usar e comece a pensá-las no contexto educacional. Como, por exemplo, planejar uma aula utilizando de uma forma diferente as mídias tradicionais. Além disso, o jogo tem como proposta otimizar a organização da aula, o planejamento de uma aula real, já que no game você irá trabalhar com uma estrutura já pronta. No módulo 1, um planejamento de aula já formado em três momentos tem como base a didática de Zabala. No primeiro momento da aula é a apresentação da proposta pelo professor e de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos. O segundo momento é o desenvolvimento da aprendizagem propriamente dita, onde devem ocorrer extensivas práticas, debates e discussões. E, o terceiro momento é para consolidação da aprendizagem, e pode ser visto como o momento para resumir o que foi visto em aula sintetizando os principais conteúdos.

 

Como usar o Game Comenius nas suas aulas

 

  Módulo 1 e Tabuleiro

              Você pode desenvolver diversas atividades com o Game Comenius digital ou em formato tabuleiro. No campo da educação e da formação inicial, o jogo pode ser usado por professores do ensino superior das disciplinas de Didática, Metodologias de Ensino; Mídia-educação ou Educomunicação; Comunicação e Tecnologias; Teorias da Educação, dentre outras. Na formação continuada pode ser utilizado para atualizar a prática pedagógica com mídias de professores em exercício em todos os níveis e modalidades, servindo o game como tema gerador ou mesmo como treinamento para o planejamento didático. Também nas áreas técnicas o jogo pode servir de base para a discussão sobre todo tipo de situação de aprendizagem ou apresentação de conteúdos ou dinâmicas em diferentes espaços como eventos, cursos de formação continuada, workshops, etc.  

               Dentre as diversas possibilidades de uso pensamos que o Game Comenius se aplica como: 1) Ferramenta lúdica de apoio para aprender o planejamento de aulas e, a partir do jogo, planejar aulas reais, podendo a partir dele simular situações, sequências e estratégias didáticas usando mídias; 2) Base para se discutir o game design aplicado na educação ao estudo das metodologias de ensino e da didática.

              Você pode preparar uma oficina, em que os alunos de licenciatura joguem o formato digital e/ou tabuleiro  e discutam em seguida a estrutura do planejamento, das mídias ou ainda dos feedbacks. Ou você pode fazer uma atividade só com o tabuleiro, uma aula de jogo e com o apoio nas disciplinas de metodologia de ensino, didática, comunicação e educação discuti-lo posteriormente. O jogo também pode ser utilizado na modalidade a distância, por estar disponível na internet gratuitamente e ser de fácil acesso. Em cursos a distância, é possível criar fóruns de discussão para reproduzir a reflexão em grupo.

              Quando presencial, ressalta-se o quão produtivo é a atividade feita em dupla,  porque na construção da aula e das escolhas que se deve fazer ao longo do jogo sempre há troca de ideias e  experiências, o que favorece a discussão final em que todos participam.

 

 Customizável

               No Game Comenius módulo customizável você pode utilizá-lo  de uma forma personalizada, de modo que atenda aos objetivos que a sua aula propõe.  Todas as aplicações seguintes você como jogador-professor poderá criar, compartilhar e avaliar os resultados obtidos pelos estudantes. É possível, então, customizá-lo como:

  • Ferramenta lúdica de apoio para confecção de aulas por alunos e professores: tanto professores como alunos poderão brincar de planejar suas aulas reais, podendo simular situações, sequências didáticas e estratégias didáticas usando mídias;
  • Prova criada para ser jogada pelos alunos e avaliada pelo professor: professores podem fazer avaliações de conteúdos trabalhados sob a forma de provas lúdicas para verificar a aprendizagem, ou para suscitar a reflexão sobre conhecimentos da área da didática, da metodologia de ensino, entre outras; na customização dos quizzes fica mais evidente a possibilidade de criar provas divertidas para medir ou incentivar a aprendizagem de conteúdos conceituais e factuais de qualquer área de conhecimento, com feedback imediato, ao estilo dos Hotpotatoes .

(http://ferramentaseducativas.com/index.php/aplicacoes/offline/60-hotpotatoes );

  • Atividade lúdica para apresentação de diferentes conteúdos e objetivos didáticos através da reflexão sobre o uso de mídias na educação. (professores e alunos envolvidos com o ensino das mídias podem utilizar diretamente o game para produzir situações-problema ou simulações de mídia-educação).

 FAQ – Perguntas frequentes

 

  • O jogador é a Lurdinha?  Ou é uma terceira pessoa?

O jogador controla as decisões da professora Lurdinha.

  • Por que há duas cores nos itens da mídia? Isso quer dizer algo?

Porque uma é a cor normal da mídia e a outra é a mídia evoluída.

  • Por que a barra de “energia/pontuação” tem a cor azul até um certo ponto depois amarela?

Porque a cor azul se refere, apenas,  a pontuação da aula e a cor amarela a do planejamento feito anteriormente.

  • Por que 4 estrelas?

Cada estrela vale 33% da pontuação, ou seja, 1 = 33% 2=66% 3=99% e 4=100%.

  • Por que no quarto dela há uma máquina de datilografar e um rádio antigo e um mapa invertido horizontalmente em 2016?

Ela foi transportada no tempo, então, embora esteja 50 anos a frente, seu quarto ainda é o mesmo.

  • O +1 comenius que ganhamos no quiz da cidade significa uma pena?

Exato!

  • O que se faz com as penas? São somente pontos?

Sim, são somente pontos.

  1. Por que Comenius?

Porque foi o criador da didática magna.

  • Por que a Lurdinha e não outra professora?

Foi decidido pela Lurdinha em uma homenagem a mãe da coordenadora do projeto Dulce Márcia Cruz.

  • Por que 1964? Como a Lurdinha se adapta a 2016?

Porque é uma data que simboliza grandes mudanças. O brasil mudou muito depois de 64.

  1. Como fica a ideia de hora-atividade, planejamento escolar, formação continuada, formação em contexto escolar, planejamento participativo. E outras colegas professoras para trocas? E pedagoga? Coordenação Escolar, etc?

Não foi possível inserir tudo isso no jogo. O jogo foca apenas no planejamento da Lurdinha e seu aprendizado ao responder o quiz da cidade e das mídias.

  • Se ela está em 2016, ela não utiliza “novas” tecnologias como os programas de computador, aplicativos de celular, etc?

Lurdinha acaba utilizando apenas as mídias tradicionais que eram disponíveis na sua época. Faz isso por ser algo que ela está acostumada. Porém, a maneira que elas serão utilizadas é que será trabalhado com o avançar do jogo.

  • A vida da Lurdinha se resume em planejar, dar aula, visitar 3 espaços e dormir?

Para este módulo, sim. Nos próximos módulos criaremos  vida social para a Lurdinha.

  • Quem avalia o que a Lurdinha faz, é mesmo o Comenius?

Sim. Quem avalia a Lurdinha é o Comenius.

  • Qual é o sentido do quiz da cidade?

O quiz da cidade testa os conhecimentos prévios da Lurdinha e ensina um pouco do que aconteceu nos 50 anos que ela viajou no tempo.

  • Por que perguntas sobre arte, cinema e literatura?

Foram alguns dos temas existentes na educação possíveis de se encaixar nesse módulo.

  • Cadernos e Cartazes têm a mesma função?

Caderno é armazenamento e produção dos alunos, já cartazes é produção e exposição dos alunos.

  • Em qual grupo o Game Comenius se encaixa: jogadores realizadores, exploradores, socializadores ou matadores?

O Game Comenius  se encaixa entre os realizadores e os exploradores.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *